Artesanato em percal atacado


521

Não é muito comum encontrar peças de artesanato em percal atacado, pois são peças mais elaboradas feitas em uma matéria prima (percal) não muito barata, o que limita a oferta artesanatos nessa linha, principalmente no atacado.

Portanto, as peças no tecido são de uso cotidiano, que proporcionam uma certa satisfação no uso das mesmas. Os lençóis, as colchas e fronhas transmitem uma maciez ao toque que outros tecidos não oferecem.

As pessoas ficam em dúvida em ralação à escolha das roupas de cama, se comprar em algum tipo de tecido sintético, em algodão ou em percal, se a opção é pelo percal, ainda restam as diferenças do número de fios.

Para costurar os próprios lençóis, o melhor é adquirir percal atacado

Então vem a indecisão ou até mesmo dúvida sobre qual percal comprar, 140, 180, 200 ou 400 fios? Mas enfim, quais são as diferenças entre essas variedades, se objetivo é fazer roupas de cama?

Bem, acredito que talvez seja melhor saber do que se trata o tecido percal, e como é fabricado. Pode-se dizer que a denominação percal é dada ao tecido de algodão que tem a trama bem fechada, tecidos acima de 140 fios.

Pois então, vamos procurar saber como é fabricado esse tecido tão aclamado para roupas de cama. Primeiramente vamos esclarecer o que é tecido, é o entrelaçamento de fios que se firmam formando uma peça única.

Fios dispostos no tear em sentido vertical denominados de urdume, já os ficam na horizontal recebem denominação de trama. O entrelaçamento dos urdumes e das tramas dão forma ao tecido. Resta a dúvida básica para percal atacado.

Diferença entre tecido percal 140, 180, 200 e 400 fios

A diferença se dá na contagem em uma polegada quadrada. Então, quando se fala que o tecido percal 180, 200 ou 400 fios, isso significa que em um quadrinho de 2,54cm X 2,54cm, tem o número de fios indicados.

Pode-se pensar que então se há mais fios, o tecido fica mais grosso. Não necessariamente, pois estamos falando de qualidade, e não seria correto pensar dessa forma, principalmente se tratando do percal atacado.

Raciocine assim, se um tecido com 140 fios, esse número de fios é verificado em uma polegada quadrada. Portanto, na fabricação de tecidos de 400 fios, esses fios terão que ocupar a mesma área de uma polegada quadrada.

Portanto, os fios precisam ser muito mais finos para ocuparem a mesma área no tecido. E só se torna possível utilizando fios de melhor qualidade. Por isso, uma quantidade maior de fios mais finos tornam o tecido mais nobre.

Assim sendo, quanto mais fios utilizam melhor a qualidade do tecido, tornando-os mais lisos e suaves. É difícil perceber as diferenças somente através de uma avaliação visual, é preciso muita experiência no trabalho com o tecido.

O conforto e o bem-estar ao se envolver em um lençol macio.

Um dos maiores prazeres, é chegar em casa cansado, tomar um banho e se deitar na cama, e se deixar envolver por um lençol gostoso e macio. Pois para desfrutar de uma boa noite de sono, a roupa de cama tem que transmitir conforto.

Roupas de cama confeccionadas em nesse tecido são muito agradáveis ao toque, daí a preferência das pessoas em adquirir peças de percal. Embora muita gente não sabe o que é o percal, nem de que ou como é tecido.

Enfim, além de ser tecido em algodão, o tipo de trama entrelaçadas e o número de fios por polegada quadrada, para ser considerado percal atacado de boa qualidade, o percal precisa ter no mínimo 180 fios, ter aspecto fosco e macio.


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *