As diferenças entre a sarja e o jeans


531

Pessoas que trabalham com confecções devem ter noções mínimas a respeito de tipos de tecidos. Pensando nisso esse artigo foi criado para que as pessoas entendam quais são as diferenças entre a sarja e o jeans.

Uma pergunta muito comum principalmente entre as pessoas que não conhecem muito bem os tecidos e acabaram de ingressar no mundo da costura.

Acompanhe este artigo e descubra as diferenças entre sarja e o jeans para que você não confunda os dois tecidos nunca mais.

Por que é importante saber a diferença entre a sarja e o jeans?

Pessoas que trabalham com confecções de roupas sabem da necessidade de utilizar os tecidos corretos para conseguir produzir as peças desejadas.

Afinal, fatores que podem parecer pequenos como a fluidez e estrutura do tecido, fazem toda a diferença no momento da confecção.E definem um resultado final bom ou ruim.

Por esse motivo, apesar de bastante parecidos a olho nu, a sarja e o jeans possuem diferenças que deve ser levadas e consideração no momento de produzir peças de roupa.

 

O que é o tecido jeans?

Para compreender as diferenças entre a sarja e o jeans é preciso antes saber o que é cada tecido e quais são as características que eles apresentam. Para começar vamos falar sobre o tecido jeans.

O jeans, também chamado de denim, é um dos tecidos mais usados para a criação de peças de roupas, principalmente de calças. Trata-se de um tecido versátil que veste pessoas de todas as idades e sexos.

Grande parte da sua composição é feita de algodão. Lembrando que vários tipos de jeans são resultados de misturas. Um exemplo, são as calças jeans coladas ao corpo,  que são uma mistura de algodão e elastano.

A cor característica do tecido jeans é obtida através do uso do corante índigo.

  • Confira as principais características do tecido jeans:
  • Pode ser usado para a criação de tecidos misturados, quando se adiciona a sua composição tecidos como sarja e elastano.
  • Apresenta uma grande diversidade de lavagem.
  • Pode ser tingido.
  • É um tipo de tecido fácil de ser customizado.
  • Admite estampas diversas.
  • É um tecido que possui preços bastante acessíveis.

Lembrando que as roupas confeccionadas com o jeans, quando adquiridas prontas em lojas, são encontradas em uma enorme faixa de preço.

Que vai de preços populares a valores altos dependendo da marca da peça.

Tecido de sarja

Conforto e versatilidades são duas palavras que definem bem o tecido sarja. Apesar de ser facilmente confundido com o tecido jeans vale a pena lembrar que há grandes diferenças entre sarja e jeans.

A sarja possui uma textura mais grossa do que o jeans e é composta por 100% algodão. Por possuir essa fibra natural na sua composição ela é um tecido confortável e respirável.

A seguir separamos as principais características da sarja:

  • Tecido grosso que não possui mobilidade, ou seja, não estica.
  • A sarja possui alta durabilidade por causa das suas tramas que se apresentam no formato diagonal.
  • Não absorve o calor.
  • Suas estampas são bem mais nítidas do que as encontradas no tecido jeans.
  • É extremamente versátil, o que torna essa peça ótima para ser usada em objetos como tapetes, artesanatos, confecções de bolsa e cortinas.
  • Enfim, apesar das diferenças entre sarja e jeans, ambos tecidos possuem características marcantes que o tornam bastantes úteis.

Agora que você já sabe o que os diferencia será muito mais fácil aproveitar as características únicas que cada um deles apresenta para as suas próximas confecções.

Com as nossas informações esperamos ter ajudado você com as dúvidas a respeito desse assunto. Afinal saber sobre tecidos é de extrema importância, inclusive se o seu interesse é saber COMO FAZER UMA POLTRONA COM PATCHWORK.

 


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *