Como fazer uma poltrona com tecido patchwork


537

Ter uma bela decoração com móveis bonitos e criativos é uma ótima forma de demonstrar que você gosta de ter uma casa aconchegante e arrumada. Para dar um up na decoração que tal fazer uma poltrona com tecido patchwork?

Um item desse além de conferir beleza a qualquer ambiente pode ser confeccionado por você desde que saiba quais passos seguir e tenha o material necessário para isso.

Confira neste artigo como fazer uma poltrona com tecido patchwork e arrasar na inovação na hora de decorar!

O que é patchwork?

Antes de explicar como fazer uma poltrona com tecido patchwork é preciso explicar o que é essa técnica. Já que apesar de muito conhecida, algumas pessoas ainda não sabem do que se trata.

O patchwork é uma técnica artesanal que trabalha com retalhos de tecidos para a criação de desenhos diversos em vários objetos. Com o patchwork é possível criar colchas, cobertas, mantas, tapetas e até mesmo poltronas.

 

O passo a passo para fazer uma poltrona de tecidos patchwork

Em um primeiro momento pode parecer ser difícil, mas saiba que não há complicações na criação de uma poltrona de tecido patchwork.

Para ajudar vocês separamos um passo a passo bastante simples, que qualquer pessoa consegue acompanhar tranquilamente.

– Retire o tecido anterior: antes de qualquer cosia é preciso que você encontre uma poltrona com estrutura em boas condições.  Após isso é preciso que tire todo o tecido que forra ela.

Faça isso com muito cuidado e paciência para não danificar a sua estrutura, é uma etapa complicada, mas extremamente necessária.

– Troque o enchimento: mesmo que essa parte se encontre em boas condições o ideal é trocá-la. Este será o “recheio” da sua poltrona com tecido patchwork e merece ser bem pensando, pois é o que vai garantir o conforto de quem usar esse móvel.

Há vários tipos de enchimento que pode ser usados, dentre eles os mais comuns são a espuma, o algodão e as plumas.

Para colocar o novo enchimento você deve usar uma cola especial.

Escolha bem os tecidos: para a criação do patchwork é preciso que você escolha os tecidos adequados. As melhores opções são aquelas que possuem a composição 100% algodão, sendo que um dos tipos mais indicados é o tricoline.

Nesta etapa você pode usar e abusar de cores e estampas diversas para deixar a sua poltrona de tecido patchwork com a sua cara.

O ideal é criar a estrutura da ligação de retalhos, o patch, à parte e somente após fazer as combinações você coloca este tecido sobre a espuma da poltrona. Para ligá-lo a poltrona você pode usar a técnica da costura quilt a mão.

O resultado é muito mais bonito quando se utiliza essa técnica. Mas se você prefere algo mais simples então pode trabalhar com pequenas quantidades de cola.

Há ainda uma forma mais fácil de fixar o trabalho de patchwork na poltrona, usando uma grampeadora elétrica, caso você possua esse tipo de item.

O resultado final é uma poltrona novinha em folha, bonita e com a sua personalidade! Você pode animar e repetir este passo a passo com o seu sofá, por exemplo.

Além da beleza os custos para fazer uma poltrona de tecido patchwork são bem baixos, o que não causa grandes impactos no seu bolso, como aconteceria se você trocasse de poltrona, por exemplo.

Gostou do nosso passo a passo? Então aplique ele em casa! Saiba que a poltrona em tecido patchwork é apenas uma das coisas que você pode fazer utilizando essa técnica artesanal.

Outra coisa criativa e fácil de fazer são as ALMOFADAS DE TECIDO EM PATCHWORK.


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *