Antes de descobrir de fato como usar os aviamentos dentro da costura, é de extrema importância conhecer a definição dos aviamentos e como eles podem ser úteis para produção de roupas e outros acessórios, conferindo vantagens únicas e específicas para quem trabalha com esse tipo de profissão.

Os aviamentos podem ser definidos como objetos específicos dentro do mundo da costura que tem como finalidade principal complementar o acabamento das roupas e acessórios produzidos, além de dispor de características estéticas que melhorem a imagem das peças.

Em vista disso, é inegável que a presença dos aviamentos dentro de um ateliê é de extrema importância para garantir o resultado efetivo das produções, mas também é possível ressaltar a relevância de entender como usar os aviamentos ao seu favor, sempre visando alcançar os objetivos da costureira e do cliente.

Por que é importante descobrir como usar os aviamentos na costura?

Como previamente estabelecido nesse texto, os aviamentos são objetos indispensáveis para a composição de um ateliê de costura, sendo muito úteis para compor diversas peças de roupas e acessórios.

Desse modo, tipos de aviamentos que podem ser citados de exemplo são: zíper, botão, elástico, alça, regulador, argola, dentre tantos outros.

Em vista disso, é possível afirmar que cada um dos exemplos dispostos acima consegue exercer uma função específica e, por consequência, sanar uma necessidade também específica.

Nesse contexto, é de extrema importância descobrir os tipos de aviamentos e como cada um pode ser utilizado dentro da costura, a fim de saber de maneira específica e inteligente como usar essa informação a favor do profissional da costura, garantindo os melhores resultados possíveis.

Como cada um dos aviamentos pode ser utilizado na costura?

O mundo da costura é bastante amplo e, para cada um aviamentos que foram previamente cotados nesse texto, existe um modo de uso específico que pode ser aplicado na vida real.

Em vista disso, com o objetivo de aumentar as informações disponíveis acerca desse assunto e democratizar o acesso à educação das pessoas responsáveis pela costura sobre o modo de uso de cada aviamento, serão dispostos a seguir os principais dicas de como usar os aviamentos:

  • Zíper: o zíper é utilizado, principalmente, para unir duas partes do tecido, deixando ele mais justo e fechado de fato. Esse aviamento é muito encontrado em roupas como é o exemplo de calças e vestidos e em acessórios, tais como carteiras e bolsas;
  • Botão: o botão pode ser utilizado de várias maneiras, se adaptando bem a diversos contextos diferentes devido a sua versatilidade. Desse modo, o aviamento em questão possui quase a mesma função do zíper, mas de modo unitário;
  • Elástico: o elástico é um aviamento muito utilizado para a confecção de máscaras, podendo ser de um material mais achatado ou cilíndrico, dependendo da preferência de estilo do cliente, conseguindo se fixar perfeitamente ao rosto do mesmo;
  • Alça: a alça é bastante usada em roupas e acessórios diversos, como é o exemplo de alças dos vestidos e bolsas. Servem como um ótimo apoio para garantir maior firmeza e conforto para os clientes que estão utilizando as peças em questão;
  • Regulador: o regulador é um aviamento que pode ser inserido em conjunto com as alças para, de fato, regular as mesmas. Sendo assim o uso do regulador serve para folgar ou apertar uma certa alça, tornando a mesma mais confortável para o cliente.

Portanto, fica claro que o conhecimento de cada um dos tipos de aviamentos é essencial para descobrir como usar os aviamentos, garantindo sempre os melhores resultados possíveis.

Confira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.