O que fazer com tricoline?


519

No mundo dos tecidos pode se dizer que o tricoline é um dos tipos mais versáteis encontrados no mercado. Que tal saber mais sobre este tecido descobrindo tudo o que você pode fazer com tricoline?

Neste artigo separamos as principais informações úteis para costureiras e artesões quando o assunto é o tecido tricoline.

Veja a seguir o que você pode fazer usando a sua imaginação e este tecido especial.

 

O que é tricoline? O que se pode fazer com este tecido?

Antes de compreender o que fazer com tricoline é preciso saber o que torna este modelo de tecido diferente dos demais.

O tricoline é um tecido composto por algodão, que por sua vez é uma fibra natural, facilmente encontrada em qualquer lugar.

Existem várias tipos de tecido de tricoline com quantidades diferentes desta fibra na sua composição. Confira as principais antes de saber o que fazer com tricoline:

  • Tricoline 100% algodão: é o modelo mais resistente e maleável deste tipo de tecido. É também o mais indicado para a confecção de trabalhos artesanais, como o patchwork.
  • Tricoline misto algodão e poliéster: este tipo de tricoline possui aparência e textura rústicas. Sendo muito usado para a confecção de toalhas de mesa.

Sua composição pode ser de 60% algodão e 40% poliéster ou de 70% algodão e 30% poliéster. Quanto mais poliéster mais “grosseiro” será o tecido.

  • Tricoline com elastano: esta mistura de tecidos é muito indicada para a produção de roupas. Já ele oferece a leveza da tricoline a elasticidade do elastano.

Sua composição quase sempre é de 97% algodão e 3% elastano.

 

Fazer artesanato com tricoline

Uma das coisas a se fazer com tricoline é artesanato!

Como dito anteriormente o tricoline indicado por trabalhos artesanais é o que possui a sua composição com 100% algodão.

Este tipo de tricoline pode ser facilmente estampado e tingido, além de apresentar uma altíssima resistência e durabilidade.

Por isso é indicado para serviços artesanais. Sendo perfeito para a criação de itens em patchwork, uma técnica que usa retalhos de tecidos para a criação de diversos objetos.

Confira os principais:

  • Mantas;
  • Cobertores;
  • Tapetes;
  • Objetos de decoração;
  • Revestimento de alguns móveis;
  • Almofadas;
  • Entre outros usos que você imaginar.

 

Confeccionar roupa com tricoline

Confeccionar roupas com tricoline é outra coisa que pode ser feita com este tecido. Vale a pena lembrar que as características especiais deste tecido o tornam multiuso.

Por ser leve e fluido é ótimo para a fabricação de camisas masculinas, já que confere um bonito visual e ajuda no controle do calor.

Um fato interessante a respeito deste tecido é que ele é um dos mais usados na fabricado de camisas no mundo todo.

Outro uso do tricoline que faz bastante sucesso, em relação à moda feminina, é o uso desse tecido em camisas e vestidos modernos.

Inclusive para essas finalidades é muito fácil encontrar o tricoline na tonalidade azul serenity. Um tom claro que pode ser achado no formato de estampas diversas.

 

Cuidados com o tricoline

Além de saber o que fazer com o tricoline é importante ter noção de como conservar este tecido adequadamente.

Seguindo as regras simples a seguir você irá conseguir manter as suas peças de tricoline resistentes e perfeitas por muito tempo. Veja:

  • O tricoline deve lavado normalmente com água na mesma temperatura em que são lavadas peças de algodão ou poliéster.
  • Não é indicado o uso de alvejante na lavagem do tricoline.
  • O ferro deve ser usado na temperatura de cerca de 150°C. A melhor indicação é usar a escala viscose, poliéster, lã ou seda para passar esse tipo de roupa.

Agora que você já sabe o que fazer com o tricoline será muito mais fácil realizar o que desejar com este tipo de tecido, inclusive VESTIDOS DE TRICOLINE ESTAMPADO.


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *