O tecido viscose encolhe? Conheça mais sobre essa fibra têxtil


558

Com certeza pela menos alguma vez na sua vida uma peça de roupa sua já saiu menor do que entrou em sua máquina. Todo mundo passa por isso um dia, principalmente quem escolhe o tecido viscose como matéria prima principal do vestuário.

Mas calma, isso pode ser mais normal do que você pensa, já que muita gente não sabe porque isso acontece, como isso acontece e como evitar que todas as suas roupas encolham durante o processo de higienização.

Então se você deseja saber se o tecido viscose encolhe, e como evitar que suas roupas fiquem menores, continue lendo para ter todas essas informações e salvar suas roupas de um fim desagradável.

Mas afinal, o tecido viscose encolhe?

A viscose é uma fibra não estática e feita artificialmente por meio da celulose, vinda da produção de madeiras, e ela também é conhecida como “imitação de seda” no mundo têxtil.

Esse tecido possui um alto teor de absorção de líquidos, 13% quando comparado com o 8% que o algodão apresenta, e tem uma profundidade de tons incríveis, permitindo que ela seja tingida de cores muito vibrantes.

Porém, diferente do algodão (e por ser uma fibra não totalmente natural) ela encolhe menos que outras peças. Mas se engana quem acredita que ela não encolhe de jeito algum.

Sim, ela é feita de fibras não naturais e pode não encolher tanto, mas sua fibra menos resistente pode resultar em um encolhimento de até 10% da roupa dependendo da lavagem, então por isso é preciso tomar cuidado.

Mas porque isso acontece?

Isso acontece porque muitos dos tecidos já são encolhidos dentro da natureza, e dentro do processo de fabricação as roupas passam por máquinas que esticam essas fibras de forma artificial, para que os fios fiquem sob tensão e maiores.

Como devo lavar roupas de viscose então?

Calma, não é preciso entrar em pânico achando que nunca mais poderá lavar as roupas que você no armário. Não é bem assim, já que como falamos, a viscose tem menos incidência de fibras naturais e não encolhe tanto.

Alguns cuidados são necessários na hora da limpeza das peças com tecido viscosa, e para que você não perca nenhuma roupa separamos as principais.

  1. Sempre leia a etiqueta

Parece bobeira e muito chato, mas as etiquetas são parte importante da roupa, para que suas peças duram muito mais.

As peças feitas de viscosa costumam ser classificadas como delicadas, mas ainda assim podem ser lavadas na máquina, desde que elas tenham os necessários cuidados.

Existem também itens que precisam ser lavados somente a mão, por isso para evitar que suas roupas do tecido viscose rasguem ou encolham permanentemente, siga sempre as instruções das etiquetas.

  1. Lave com água fria e mão

É sempre muito mais garantido lavar suas roupas de viscose à mão ao invés de colocar na máquina, já que esse tecido se torna mais frágil quando molhado, e as chances de acontecerem algum dano podem ser maiores.

Por isso use um sabão de coco ou neutro e prefira lavar esse tipo de tecido a mão, sempre massageando o pano até que toda a espuma tenha se espalhado uniformemente.

  1. Se optar pela máquina, vá com delicado

As máquinas de levar têm diferentes ciclos para as roupas, e para o tecido viscose escolha o delicado, já que isso irá garantir bons resultados finais e uma maior durabilidade nas peças.

Não as misture com outros tecidos também e sempre use sabão indicado para roupas delicadas ou neutro.

Com essas nossas dicas e informações você não precisa mais estragar nenhuma roupa feita de tecido viscose. Gostou? Então fique de olho no nosso próximo artigo para conferir dicas de peças com Viscose.


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *