Sarja acetinada: qual a diferença desse tecido?


541

Muita gente conhece a Sarja, famosa pelas calças de alfaiataria e com um toque mais formal. Mas muita gente nem imagina que exista um tecido chamado de Sarja acetinada, e que mesmo que o nome diga, não tem nada a ver com a Sarja.

Para muita gente que não entende muito sobre o mundo têxtil ou o segmento de corte e costura, os tecidos são quase todos iguais e se diferem apenas em poucas características.

Mas isso não é nem um pouco verdade, já que dentro desse mundo fabril, existem diversos tipos de tecidos, nomenclaturas, definições e características particulares.

Por isso se você quer conhecer mais sobre esse tecido, continue lendo para ter todas essas informações.

O que é sarja acetinada?

A sarja acetinada é um tecido feito de 100% algodão, sendo um pouco mais refinada que o Brim, já que tem um toque mais lustroso e conta com um aspecto mais acetinado e brilhoso.

Embora carregue esse nome, ele não é um tipo de sarja mesmo, apenas se assemelha as características de peso de uma sarja comum, e por isso também tem uma ótima aplicação em peças de alfaiataria e calças.

A sarja acetinada também leva o nome de cotton satin, e por isso muitas vezes é confunda com outros tipos de tecido no mercado. É um tecido mais grosso e estruturado, contando algumas vezes com uma adição de elastano.

Esse tecido de algodão com um brilho parecido com o de cetim, pode também ser usado para lençóis e vestuário.

Como é produzido a Sarja acetinada?

A principal diferença está na hora da produção desse tecido, que começa com o algodão de fibra longa, penteado ou cardado. O algodão é então mercerizado para produzir um brilho.

A mercerizarão envolve a imersão da fibra num banho de hidróxido de sódio (isto é, lixívia) e depois num banho de ácido. O resultado torna a fibra de algodão mais forte e mais facilmente tingida. Também adiciona um brilho às fibras.

Este brilho mercerizado é uma das características do tecido. Ele também será muito suave ao toque, com uma alta contagem de fios. Como usa um ponto de cetim na construção, significa que os fios estão principalmente em um lado do tecido, dando esse aspecto suave.

Aprenda a usar esse tecido

  • Estação

É preciso sempre decidir em qual estação se irá usar a roupa, já que isso é importante para conseguir escolher entre tecidos mais pesados, ou mais leves, como a Sarja acetinada.

Tecidos bons para estações mais quentes e dias com altas temperaturas são aqueles feitos de algodão, como o Tricoline, voil, cambraias, sarja de algodão e crepe.

Esses tecidos todos são mais fresquinhos por conta das fibras que possuem e que absorvem melhor o suor, permitindo sempre que a passagem de ar seja facilitada, além de conterem leveza em sua trama e grossura.

  • Ocasião

Uma roupa também precisa ser pensada conforme a sua ocasião, já que trabalho e festa podem pedir um tecido diferenciado, com uma aparência mais adequada ou não.

Para o trabalho tecidos de alfaiataria são os mais indicados, como uma lã fria, ou mesmo a Sarja acetinada, que pode criar um brilho sutil. Para as camisas e blusas, o Tricoline e a Cambraia são os melhores.

Já para as festas, tecidos com transparência, bordado, paetês e brilhos podem evitar que tudo fique muito casual, sendo os mais usados o chiffon, cetim, crepe, organza e tafetá.

O importante é ter em mente o que a sua criação terá que transparecer e como você deseja se sentir nela, já que o corto também é ditado por conta do tecido escolhido.

Gostou dessas dicas sobre a Sarja acetinada que nós da Avimor Tecidos separamos para você? Então fique ligado no blog para outros conteúdos, como a diferença entre o Brim e a Sarja.


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *