Antes de conhecer os principais tipos de aviamentos para costura é preciso primeiro compreender o que são aviamentos de fato, assim como a forma que eles podem ajudar as costureiras a facilitar o processo das confecções e aumentar a qualidade dos acabamentos das peças.

Os aviamentos podem ser definidos como elementos que tem como principais objetivos complementar as funções efetivas de uma peça ou aumentar a qualidade estética da mesma, sendo uma ótima opção para agregar um charme diferente e único para os produtos confeccionados. 

Sendo assim, é possível afirmar que os tipos de aviamentos para costura são inúmeros, variando de acordo com as características da peça produzida e como o cliente deseja que a mesma se apresenta estéticamente falando. 

Quais os principais tipos de aviamentos para costura existentes no mercado atual?

Dentro do mercado atual é possível perceber uma grande variedade de tipos de aviamentos para costura, diferenciando- se uns dos outros pelo objetivo a ser atingido na função ou na estética.

Para ficar cada vez mais claro o que são aviamentos e como esses objetos podem auxiliar na confecção dos produtos, um exemplo que pode ser citado é a presença do zíper em uma calça.

O zíper de uma calça é um objeto que tem como objetivo principal unir as duas partes do tecido para, junto com o botão, conseguir fechar a calça e completar a sua função. 

Sendo assim, é possível analisar a parte objetiva que o zíper possui como aviamento, completando a função e a eficácia dentro do produto citado.

Entretanto, os aviamentos são muito conhecidos por conseguirem ir além do objetivo principal, e aumentando também a estética da peça confeccionada.

Desse modo, além de atingir a função de unir as partes do tecido da calça, é possível afirmar que o zíper ainda consegue ser um elemento que faz parte do charme e da estética da calça, uma vez que pode ser dourado, prata ou de outra cor e estilo condizentes com o do produto. 

Por tudo isso, fica claro que os aviamentos podem cumprir a função objetiva ao mesmo tempo que completam a subjetiva, também conhecida como a parte estética do produto.

Quando falamos dos tipos de aviamentos para costura disponíveis no mercado atual, é preciso definir de fato quais são os principais utilizados pelas costureiras durante o processo de costura das peças em geral, tais como: 

  • Zíper: o zíper tem a função de unir duas partes distintas de um tecido, podendo ser utilizado em roupas como as calças e vestidos ou acessórios como bolsas e carteiras;
  • Botões: os botões são elementos muito usados como fechos de blusas e acessórios diversos, podendo ser de muitas cores e materiais diferentes;
  • Alças: perfeitas para serem inseridas em bolsas e roupas, sendo de diversos estilos e tamanhos para melhor se adaptar ao contexto;
  • Elásticos: principalmente os utilizados para confecção de máscaras, podem ser achatados ou cilíndricos, tendo uma ótima fixação;
  • Reguladores: muito usados em alças para, de fato, regular as mesmas, adaptando o tamanho de acordo com as necessidades e preferências dos clientes.

O que podemos concluir a partir disso?

A partir do que foi exposto, fica evidente que os aviamentos são peças chave durante o processo de confecção dos produtos.

Sendo assim, cada vez mais é possível ver a necessidade de adquirir aviamentos de qualidade, visando aumentar a quantidade de peças com acabamentos de primeira.

Por tudo isso, após analisar os principais tipos de aviamentos para costura presentes no mercado atual, é inegável que são fatores indispensáveis para complementar as peças na função e na estética, garantindo os melhores resultados possíveis.

Confira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.